10 danças curiosas
22/01/2016 11:41 em Dança

1. A valsa foi o primeiro tipo de dança a ser praticado a dois. Inventada na Áustria, era uma forma de diversão da nobreza durantes ocasiões festivas. Na valsa, o casal percorre todo o salão em movimentos circulares.

2. foxtrot leva esse nome por causa de seu criador, o ator Harry Fox. Criado em 1914 em Nova York, o estilo ficou famoso nos anos 30 e 40, com musicais da Broadway em que dançarinos como Fred Astaire e Ginger Rogers praticavam seus passos.

3. Criado em Cuba nos anos 50, o cha-cha-cha surgiu como alternativa para aqueles que não conseguiam dançar o mambo, já que é uma dança mais devagar.

4. salsa é conhecida como "son" em seu país de origem, Cuba. A palavra é uma variação de "danzón", ritmo caribenho do século 19. O danzón originou três danças praticadas atualmente: o bolero, o mambo e a salsa. Salsa, em espanhol, significa "molho". Não à toa, os movimentos deste ritmo são bastante temperados: as pernas e quadris se movimentam rapidamente para os lados.

5. O danzón, por sua vez, surgiu a partir das danças praticadas por mestiços na América Colonial. O crédito pela criação é dado a Miguel Failde y Pérez.

6. Surgido nos anos 60, em salões da República Dominicana, o merengue é muito semelhante à salsa, porém mais devagar.

7. mambo, também chamado de rumba no Brasil, começou a ser dançado no final da década de 30, em casas noturnas cubanas.

8. O carimbó é uma dança de roda ao ritmo do reco-reco, do pandeiro e do carimbó, um atabaque de cerca de um metro de comprimento, cavado num tronco. Nesta dança, uma bailarina se coloca no centro da roda e, com movimentos rápidos e trejeitos, procura encobrir o parceiro mais próximo com sua ampla saia. Se não consegue, cede lugar a outra. É típica da ilha de Marajó (Pará) e do Nordeste em geral.

9. A dança do ventre surgiu no Egito, cerca de 4 mil anos antes de Cristo. Inicialmente era uma dança sagrada, executada apenas por sacerdotisas em honra da Deusa Ísis. No entanto, quando o Egito foi invadido pelo povo árabe, a dança foi levada a outros países do Oriente, sofrendo modificações. O nome "Dança do ventre" foi inventado pelos franceses. Durante as invasões, Napoleão teve contato com essa expressão cultural e a levou para a França. Lá "Raks Sharki" foi rebatizada com o nome de "La danse du ventre", por causa dos movimentos realizados com a cintura. Em países mulçumanos, as danças não podem ser apresentadas em público, mas o ensino de mãe para filha é muito comum.

10. tango, gênero musical tipicamente argentino, nasceu por volta de 1877 na cidade de Buenos Aires. Os negros libertos após a abolição da escravatura, promulgada no país em 1813, moravam em sua maioria no bairro de Montesserat, onde costumavam se reunir para tocar e dançar. Os locais em que aconteciam as festas eram chamados de "tangos". Há várias versões para a origem do nome. Alguns acreditam que a palavra venha de "tambor", amplamente usado nas músicas de inspiração africana. Outros afirmam que o termo é uma adaptação de Xangô, nome do deus da guerra na religião afro. Existe ainda um terceiro grupo que diz tratar-se de uma palavra de um dialeto cujo significado é "aproximar-se, tocar". Independentemente da polêmica, as batidas fortes dos tambores africanos seduziram os argentinos descendentes de espanhóis. O ritmo, então, ganhou toques da música europeia e assumiu a forma que tem hoje. A dança, por sua vez, foi considerada "luxuriante" e "indecente" durante muito tempo. 

 

Fonte: http://guiadoscuriosos.com.br/categorias/4886/1/dancas.html

(Guia dos Curiosos)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!