Tem que se chamar forró sim
24/03/2016 - 16h21 em Editorial

Bem, sou o Johnny Cruz, faço parte da equipe do pé de calçada, me deparei com um artigo do nosso presidente (Forró Pé de Calçada) falando que o Forró Pé de Serra deveria mudar de nome se chamando apenas Pé de serra, fazendo uma alusão à moda de viola e o sertanejo.

Bem, como estamos tratando e unir o povo, entendo que o forró é algo que não deve perder a sua essência, nem sua estrutura.... Não é necessário catequisar os seres para dizer que o que ouvimos é forró, e que se há algo novo acontecendo, não é o Forrópé de serra.

Penso a Principio no projeto no qual faço parte (Forró Pé de Calçada) vem justamente do sentimento diferente do nordestino criador do ritmo, como diria o Mestre Siba “a maioria dos forrozeiros de hoje em dia não sabem nem o que é um bode”, justamente por isso, somos pé de calçada(daí a origem do nome) pois somos essencialmente urbanos, logo, o que fazemos não é pé de serra, não fazemos um evento para contar as histórias do nordeste, fazemos um evento para tocar Forró... Se for para acrescentar alguma alcunha ao nome FORRÓ que seja a palavra PURO. Quando lhe perguntar o que você houve, você diz Forró, se perguntar qual, diga o PURO.

 Preservar o nome é essencial para se contar a história desta musica, afinal forró vem do For all(para todos) ou de forrobodó; essa é a essência, é a história, é o que devemos preservar, é a nossa cultura, e um dos pedaços mais bonitos do Brasil, é nosso material de exportação, é a vida, a saga, o sofrimento e conquista de um povoque até outrora(ou ainda) castigado pela seca, esquecido pelo governo.


A nomenclatura pé de serra já restringe a origem da musica e restringe o que cada um faz. Seria alguém capaz de falar que Trio Dona Zefa não faz forró Pé de serra(Puro)??Seria algum forrozeiro capaz de falar que Trio Alvorada, Gara-pé, Jorge do Rojão, Ó do forró entre tantos outros não tocam Forró Pé de serra (puro)????? O Termo Pé de Serra vem da origem do sertanejo do “norte” que ao pé de uma região recheada de serras onde o conhecimento máximo de um cidadão não seria capaz de abranger poucos metros de sua casa, e essa musica tão regional, tomou conta do País e Mundo com o Baião (pasmem o Baião já foi o ritmo mais popular do Brasil).

A musica que chamamos de forró Puro(viu como soa bem) é construída sobre pilares de ritmos, ou seja, é o forró e suas divisões(xaxado, xote, forró, Baião, Coco, Samba, Maracatu, ETC). Quanto mais rótulos, menos união. Então ao meu ponto de vista, respeitando todas as opiniões em contrario, onome do ritmo que eu amo é Forró!!!! Que forró???? É Forró puro!

 

O Próprio rei do baião em entrevista disse o que desmistifica muitas historias sobre a origem do forró, ele diz alto e claro: “o que eu toco é o forró PURO” .

 

Johnny Cruz 

24 de Março de 2016

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!