
No sábado passado (dia 04 de julho de 2015), tive a oportunidade junto com meu amigo e braço direito Johnny, a fazer o som do Ó do Forró no evento “Arraia do ó” na casa do Vanderson (Responsável pelo Forró dos Amigos).
Foi de uma emoção incrível fazer este evento, simplesmente porque agora posso dizer que além de fã deste grupo que me fez gostar muito de forró, são agora amigos e parceiros.
Nessa vida de Forrozeiro, ganhei muitos amigos inclusive de bandas como Trio Soriano, Garapé, Paraxaxa e fora os amigos solos, sem suas respectivas bandas, como Will do garapé ou o Heitor do Paraxaxa. Poderia falar de todos aqui, mas quero levantar minha atenção ao Adan do Ó do Forró.
Tive a oportunidade de conversar, mesmo que sendo durante uma reunião antes da festa do dia 04. Mas o que mais me chamou atenção de zilhões de coisas que conversamos foi a relação de sua banda para modificar o mundo.
O johnny sempre me pergunta o que estamos fazendo pelo forró, e como disse anteriormente em minhas postagens, eu devo muito ao forró.
Mas quando o Adan fala de seus projetos futuros de como quer levar a banda, de como pretende chegar nas pessoas, de como quer ajudar o próximo ou simplesmente ficando compadecido de um pobre cão, que ele viu na rua com a pata machucada e mancando, e que quase para o trânsito para ajudar. Percebo o quanto é grande o bem que podemos fazer, mesmo que seja pelo fato de colocar o som no parque ou pensar em formas de fazer um dia agradável para todos.
Talvez seja por isso dessa parceria entre Ó do forró, amigos e pé de calçada, estamos sempre pensando nas pessoas que prestigiam e quem precisa desse prestigio.
Sivaldo ao fim do evento do dia 04 conversou comigo e com o Johnny. De como percebe que estamos jogando juntos ali na hora do show, de ele pedir coisas para nós e não se preocupar pois sabe que daremos um jeito. E uma das coisas que ele disse que me deixou emocionado foi. “De que adianta o melhor som, o melhor equipamento se as pessoas que tem não fazem de coração. Vocês não tem o melhor equipamento do mundo, mas o fato de fazer de coração, o som sempre sairá bom” (claro que eu escrevi de uma forma romântica, mas para mim ele disse exatamente como relatei).
Agora falarei do trauma meu e do Johnny.
No inicio deste ano, um mês antes do aniversario do pé de calçada, tivemos o privilégio de ter em nosso evento a banda ó do forró. Todos que eu falo sobre o evento dizem que foi lindo e maravilhoso. Mas para mim e para o Johnny foi um dia muito tenso. Choveu torrencialmente, a banda estava em uma maratona de shows e por isso não conseguiu chegar antes para ajustar. Ai chegamos ao sofrimento meu e do johnny. O SOM.
Talvez seja um exagero, mas gostaríamos de ter feito muito melhor. Aquele dia deu tudo errado. Cabo com defeito, microfonia, caixa falhando, tomadas sendo molhadas pela chuva, equalização da mesa que não conseguíamos ajustar. E pior foi tentarmos sermos rápidos, eu pedia uma coisa para o johnny na mesa de som enquanto o Rafael Nascimento pedia outra coisa TUDO AO MESMO TEMPO. O caus se estabeleceu.
Mas diante de tudo isso, por algum mistério divino, e acredito que isso foi pela energia de todos que estavam lá na chuva e mesmo assim foram curtir nosso evento. A gravação ficou razoavelmente ótima, claro que tem um pouco de microfonia, mas demos muita sorte.
Passei o material para o Adam. Mas ele nunca me respondia se podia dividir para o mundo ou não. E muitas pessoas queriam esse áudio.
Claro, eu como fã tenho a gravação do ó do forró no meu carro em mp3.
MAS É NO DIA DE HOJE QUE VOU COMPARTILHAR COM VOCÊS A GRAVAÇÃO DO Ó DO FORRÓ NO PÉ DE CALÇADA.
O adam me autorizou, e descobri porque de sua demora para me responder. O Adan e seu telefone não se dão muito bem, e logo ele responde as coisas quando lembra a cada 4 dias se não chover.
Mas no dia do Arraiá do Ó perguntei se podia compartilhar para o mundo e claro que com toda sua humildade é disse que sim, que já era para ter feito isso.
Então segue – Clique aqui para baixar (Download) todas a musicas gravadas ao vivo no pé.
Ou se preferir só ouvir clique nos players, separei faixa a faixa para ouvir
A vida é uma dança – Desculpe Morena – o do forró pé de calçada
Amigo do Norte – O do Forro – Pe de calcada
Energia do Forró – Remelexo no Forró – O do Forro – Pe de calcada
Dançando no Escuro – O do Forro – Pe de calcada
Instrumental – O do Forro – Pe de calcada
Ingratidão – O do Forro – Pe de calcada
Começaram a gritar (Bate Coxa) – Pisa de mansinho – O do Forro – Pe de calcada
Pra você dar o nome – O do Forro – Pe de calcada
Me Chamo Forró – O do Forro – Pe de calcada
Zé Povinho – O do Forro – Pe de calcada
Dom do Amor – O do Forro – Pe de calcada
Assum Preto – O do Forro – Pe de calcada
Hora do Adeus – O do Forro – Pe de calcada
Forró de Norte a Sul – O do Forro – Pe de calcada (Bonus track)
E para quem não pode ir no Arraiá do Ó segue o vídeo da quadrilha.