O “Toco” no Forró
23/02/2016 - 11h03 em Editorial

Olá amigos leitores do editorial Pé de calçada. Hoje vou escrever algo muito polemico.

Na verdade não é tão assim.

Como-Negar-Alguns-PedidosTOMAR UM TOCO NO FORRÓ.

Para quem não conhece o termo, é bem simples. Você convida a dama para dançar e ela simplesmente nega ou te ignora, está ai o toco. Vou contar algumas vezes que aconteceu isso comigo.

Quando estava aprendendo a dançar, precisava treinar, testar os passos e giros que aprendi com outras damas e claro trabalhar minha condução. E para isso eu frequentava as grandes casas de forró de são paulo. Canto da Ema e Remelexo.

Quando comecei, frequentava muito o canto da ema, demorei para ir no remelexo. Gostava de lá, fazia novas amizades (apesar que grande parte dessas amizades, no caso as damas, eu nunca mais as vi depois, isso reflete como o publico é rotativo), la eu treinava os passos e giros na medida do possível. No canto da ema tomei só dois tocos. Um foi de uma moça que me largou no meio da dança dizendo que a cerveja dela estava esquentando (sim, também achei esse toco deselegante), e a outra foi do meu amorzinho platônico que me largou no meio da pista dizendo que estava cansado de dançar comigo (leia mais no post Por que o forró pé de serra, nele eu conto esse historia).

Agora no no remelexo e no secreto, perdi a conta de todos os tocos que tomei, falarei dos mais memoráveis:

– Não, desculpa to com pé doendo (chega um cara na sequencia e dança com ela)

– Quer dançar? A dama rapidamente pega um copo na mesa e diz – Estou bebendo agora não posso.

Me aproximo da dama e ela corre para um amigo que está do outro lado. Gente juro que não sou tão feio assim para ela fazer isso :.(

– Não, não sei dançar. (Na sequencia você a vê dançando dando até mortal para trás por toda a pista)

– Não quero dançar essa música. (adivinha o que acontece depois? ela dança a mesma musica com outro cara)

e muitos outros heheFui-ignorado-por-ela

Tomei esses “tocos” no remelexo e no primeiro secreto que eu fui. Secreto para quem não sabe é um evento de forró que acontece em são paulo onde você tem que ser convidado para ir.

Achei que era por minha causa, mas outros amigos do forró também me relataram esse tipo de experiencia. Inclusive fui testemunha de um com meu amigo Rafael Nascimento (Rafinha Sanfoneiro). Estávamos no remelexo conversando em uma das mesas que fica em volta da pista. Uma amiga se senta com a gente. Rafael prontamente a convida para dançar. Ela se recusa e diz que esta cansada porque acabou de voltar da pista. Menos de dois minutos outro cara a chama para dançar ela não pensa duas vezes e vai para pista. Lógico que Rafael e eu ficamos não perdemos a oportunidade de mostrar para ela o toco que ela acabia de dar ali.

Eu vejo muitas amigas reclamando que não tem homem para dançar, mas os que estão aprendendo são esnobados. Diante desses tocos que eu tomei, eu sempre danço com quem me chama, nunca nego dança. Mesmo no pé de calçada que nunca consigo ficar livre para dançar eu tento atender as amigas e claro que fico devendo, mas geralmente é porque estou cuidando da estrutura do evento.

Na verdade nego dança para algumas pessoas. Mas são pessoas especificas.hqdefaultInfelizmente sou uma pessoa muito magoadinha, levo desaforo pra casa e empilho em uma linda estante de rancor. Sim eu sei que isso é terrível, mas acreditem já melhorei muito isso em mim. Mas enfim, demorei muito para aprender a dançar esse pouco que eu sei, considero isso uma coisa boa que tenho, algo que conquistei com treino e muita ajuda, logo isso se torna o melhor que posso oferecer de mim. Infelizmente tem pessoas que não merecem o que tenho de melhor para oferecer por isso não danço com elas. (na verdade na minha lista negra só tem uma pessoa, mas fiquem tranquilos, converso com ela normalmente, sou agradável, a unica coisa que  faço é não dançar  com ela). Mas fora isso não nego dança.

Claro que estou generalizando, existe muitas damas que nunca negam dança, mas estes casos que falei aconteceram justamente no remelexo e no secreto. Por quê?

No post anterior os clâs do remelexo e canto da ema, levantei alguns pontos que era justamente o publico. Mas por quê esse publico é assim? Será uma insegurança se querer dançar com quem conhece? Será que é desgastante dançar com alguém que não sabe muito? Mas e as pessoas que sabem alguma coisa já, por que elas continuam levando “toco”. Bem amigos, não sei responder nenhuma dessas questões. Mas o que sei é mesmo com tudo isso eu adoro o forró.

passos-básicos-do-forró

 

E continuo indo em todos esses lugares. No secreto só tomei toco no primeiro que fui, mas nos outros foram super de boas, dancei muito e não tomei toco. No remelexo aconteceu nas primeiras vezes, mas como estou com amigos em todos os lugares lá, dificilmente tomo esses tocos agora.

Então amigo que está aprendendo a dançar, tomar toco é importante, na verdade não é, mas pelo menos temos muitas historias para contar não é mesmo.

Viva o toco \o/

Já tomou algum toco, conta ai, vamos dividir essas historias e lógico rir muito delas             </div>
        </div>
        <div class=

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!